Entre os dias 27 e 29 de março, o IMA recebeu a fraterna visita da Irmã Teresinha, Inspetora da Inspetoria Madre Mazzarello das Filhas de Maria Auxiliadora. O papel da Inspetora é animar e coordenar o trabalho das Irmãs Salesianas dentro de um território específico, em nosso caso, os Estados de Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Como as Irmãs assumem o trabalho missionário-educacional em parceria com diversos leigos, a Inspetora também acumula o grato serviço de acompanhar, na medida do possível, os diversos profissionais que colaboram nas missões salesianas.
Durante os dias em que esteve conosco, a Irmã conversou com todos os alunos, professores e demais colaboradores, animando-nos a cumprir com alegria nossos deveres, como bem ensinou Dom Bosco a Domingos Sávio. Também foi momento de refletir a nossa vocação de educadores e alunos salesianos, com o coração ardente pelas palavras do Cristo, que nos impele a colocarmo-nos a caminho, sendo fermento na massa da humanidade.
Na segunda-feira, 27, as crianças da Educação Infantil do Vespertino puderam saudar a Irmã com uma belíssima apresentação musical comandada pela professora Jéssica com o auxílio das professoras regentes de cada turma. Após esse momento, a inspetora se reuniu com a Comunidade Religiosa.
O dia seguinte se iniciou com a acolhida dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Na ocasião, alguns alunos recitaram poemas dedicados à vida e à irmã, como ressonância do trabalho pedagógico com o livro "O Jogo de Ler o Mundo", de André Gravatá. A coordenadora Mônica, a orientadora educacional Christiane e a professora Paula Gabriela também aderiram ao momento, contribuindo com belas poesias.
Os Anos Iniciais do Ensino Fundamental se reuniram no pátio coberto da tarde de terça-feira, 28, para externarem a gratidão à missão que a irmã exerce, por meio de um poema escrito pelo professor Fabiano. Em seguida, os educadores de apoio e colaboradores da escola tiveram seu momento com a inspetora na Capela do IMA, animado pela Equipe de Pastoral. Por fim, os educadores do turno vespertino se reuniram na sala de vídeo para escutarem as palavras de ânimo da Irmã Teresinha.
No dia 29, quarta-feira, a Irmã conversou com os professores do turno matutino, antes do início das aulas. A professora Gláucia declamou um texto e entoou uma canção para abrilhantar o momento. Em seguida, no auditório, as crianças da Educação Infantil do Matutino homenagearam a irmã com belíssimas apresentações e a professora Johelma conduziu algumas alunas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em um singelo espetáculo de ballet ao som da música inspiradora "Tudo Posso" de Ziza Fernandes.
Sua presença demonstra que trabalhamos em união, em sinodalidade, com pessoas dos mais variados locais, em uma bela missão de formar bons cristãos e honestos cidadãos. Irmã Teresinha, somos gratos por suas palavras que nos motivam a sermos amigos da humildade, como nos ensinou Madre Mazzarello.
Acompanhe abaixo, alguns registros da visita: