Notícias

PSICÓLOGA TEM ARTIGO SELECIONADO PARA REVISTA CIENTÍFICA

Dayane Santos Cruz desenvolveu um artigo científico que aborda a vulnerabilidade social na vida dos adolescentes

PSICÓLOGA TEM ARTIGO SELECIONADO PARA REVISTA CIENTÍFICA

Dayane Santos Cruz desenvolveu um artigo científico que aborda a vulnerabilidade social na vida dos adolescentes. O trabalho foi utilizado como critério de conclusão do curso de pós-graduação em Terapia Comportamental Cognitiva, concluído pela psicóloga no final do ano passado, na Faculdade Católica Salesiana.

O tema aborda drogas, gravidez e problemas familiares vividos pelos adolescentes que estão em situação de risco. O objetivo deste trabalho foi compreender as vulnerabilidades sociais que podem exercer influência na construção da autoestima dos jovens. Durante a revisão teórico-bibliográfica, Dayane concluiu que a autoestima é um dos fatores protetivos para enfrentamento da vulnerabilidade social.

“Trabalhei com esse tema por muitos anos e percebi que alguns adolescentes tinham uma visão muito limitada de realidade profissional e de futuro. É uma fase cheia de desafios e oportunidades. Meu objetivo é mostrar que eles podem vivenciar uma nova realidade de vida, sendo necessário um movimento de dentro para fora, trabalhando a autoestima e o autoconhecimento”, explica Dayane.

Devido à importância do tema, o artigo foi selecionado pela equipe editorial da Revista Visões, da Católica Salesiana, onde fará parte da próxima edição como artigo científico. O trabalho teve a orientação da professora Msc. Flaviane Bevilaqua Felicissimo Knop.

“Fico muito agradecida e feliz com o convite! Esse tema foi muito relevante para minha carreira. Poder compartilhar com outros profissionais e acadêmicos é realizador”, comemora.

A Revista Visões (ISSN 1983-2575) nasceu em 2004 inicialmente para divulgar a produção intelectual dos nossos docentes, com objetivo de impulsionar a produção científica. Suas páginas e corpo editorial estão abertas para docentes de diversas universidades brasileiras, professores e alunos da Faculdade Católica Salesiana de Macaé, inclusive a comunidade acadêmica externa.

 

Texto: Alysson Nogueira
Foto: Divulgação
Assessoria de Comunicação Salesiana