A Educação Infantil é uma etapa essencial da educação básica, marcada por descobertas, curiosidade e pelo desejo da criança de compreender a si mesma, o outro e o mundo ao seu redor. À medida que amadurece, cresce também o interesse pelo corpo humano e suas transformações — momento importante para o desenvolvimento das percepções corporais, uma poderosa forma de comunicação.
Nesse contexto, proporcionar às crianças o contato com projetos de extensão universitária, como o “Isso tem em mim? Uma viagem pelo corpo humano”, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), é uma oportunidade valiosa de ampliar o repertório de conhecimento de forma prática e significativa. Por meio de uma abordagem lúdica, os estudantes universitários apresentaram conceitos de anatomia, fisiologia e prevenção de doenças, incentivando hábitos saudáveis desde a infância.
As oficinas envolveram contação de histórias, músicas, danças, atividades sensoriais e a manipulação de modelos anatômicos feitos de crochê e plástico. Esses momentos despertaram a curiosidade, promoveram questionamentos e valorizaram os saberes prévios das crianças, permitindo que elas construíssem novos conhecimentos a partir da experiência concreta.
Ao estabelecer esse diálogo entre escola e universidade, reforçamos a importância da aprendizagem ativa, na qual o conhecimento é construído de forma vivencial e contextualizada. Com o apoio do material Girolhar, seguimos aprofundando nossas investigações sobre o corpo humano, fortalecendo o vínculo entre teoria e prática e enriquecendo ainda mais o processo de aprendizagem das crianças.
Rose Nunes
Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil
📸 Fotos: Equipe de Comunicação e Marketing