Eleição do vereador S nas Obras Sociais da IMM

incentivo ao exercício da cidadania

Tema: Eleição do vereador S nas Obras Sociais da IMM, como incentivo ao exercício da cidadania

A nossa missão é sermos presença que promove os educandos para que se tornem “bons cristãos e honestos cidadãos”. Deste o mês de maio, devido à pandemia, as Obras Sociais da Inspetoria Madre Mazzarello estão ofertando atividades, diariamente, nas redes sociais ou impressas para os educandos. Durante os meses de Setembro, Outubro e Novembro, na “Oficina Tecendo relações com a rede”, foi trabalhado o tema “Democracia” através de várias atividades, culminando na eleição de um educando para ser um “Vereador S” em cada Obra. No decorrer do percurso foi refletido sobre os três Poderes que regem as leis do nosso Estado Democrático de Direito: poder Executivo, poder Legislativo e poder Judiciário. O objetivo foi promover o exercício da cidadania estimulando a participação ativa de crianças e adolescentes na tomada de decisões que envolvam o bem comum nos ambientes familiar e comunitário, promovendo o protagonismo infanto-juvenil e familiar. Refletimos com os educandos que uma das principais funções da democracia é a proteção dos direitos humanos fundamentais, como as liberdades de expressão, de religião, a proteção legal, e as oportunidades de participação na vida política, econômica, e cultural da sociedade. Os cidadãos tem os direitos expressos, e os deveres de participar no sistema político que vai proteger seus direitos e sua liberdade.

O processo aconteceu de forma leve, suave, através da confecção de vídeos, desenhos para que os educandos e seus familiares concretizassem a aprendizagem e despertassem o seu senso crítico.

Refletiram alguns exemplos  simples de como os educandos e suas famílias podem praticar a democracia: Praticam a democracia quando votam em um presidente do país ou do seu bairro; quando participam de conselhos que defendem os interesses da população; quando, em casa, conversam e escolhem qual a emissora e quais programas de televisão irão assistir; quando expressam opiniões construtivas nas redes sociais; a democracia é o poder do povo, onde a opinião da maioria é que prevalece, mas é necessário ouvir a todos, pois todas as opiniões são consideradas em um espaço democrático!

Foi lançado a proposta de uma eleição onde os educandos foram convidados a candidatar e representar cada turma, onde no primeiro turno, foram eleitos um representante de cada turma. Após, aconteceu a eleição maior, onde todos os representantes de turma foram para votos dos educandos que estão fazendo as atividades propostas, sendo eleito assim o vereador S da Obra. A votação aconteceu no dia 16 de Novembro, através de diferentes recursos, cédula na Obra, Facebook, Instagram e google forms, cada Obra se adequou de acordo com a realidade de seus educandos e respeitando todos os protocolos de segurança.

Os candidatos fizeram vídeos, propostas, tiraram fotos para santinhos, uma eleição como manda o protocolo.

O vereador S eleito participará da reunião com a comunidade educativa e levará suas propostas para colaborar no planejamento e ações da Obra.

Para o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes é essencial levar cada educando a compreender seu papel como cidadão. É imprescindível trabalhar o tema “democracia” com os educandos, visto que estão inseridos na sociedade e a nossa missão é proporcionar oportunidades para que eles se fortaleçam como sujeito de sua própria história e cidadãos capazes de promover a transformação, tornando a sociedade mais justa e fraterna. Parabéns a todos os candidatos pelo exercício de cidadania e ao Vereador S, vencedor de cada Obra Social.

Eleição do vereador S nas Obras Sociais da IMM (12 Fotos)